Conheça a tecnologia da refinaria Brejeiro



17.08.2015

O brejeiro  instalou uma nova e moderna linha de neutralização e branqueamento, com capacidade de 500 ton/dia de óleo de soja degomado.

A planta de neutralização de óleo de soja tem incorporado um inovador processo chamado “nano neutralização”, sendo a primeira planta com essa tecnologia instalada no brasil.

Há inúmeros processos de “nano neutralização” já instalados nos EUA, Europa e Argentina.

A nano neutralização é a solução aos desafios do moderno mercado de refino de óleos:     maior eficiência, melhor qualidade e mais sustentabilidade.

Tudo graças às comprovadas vantagens deste inovador  processo:

– Melhoria de rendimento no processo de neutralização – de 0,2% a 0,4%.

– 90% menos adição de ácido fosfórico.

– 30% a 35% menos adição de soda cáustica.

– Menor consumo de terra de branqueamento

Além disso, existe a possibilidade de eliminar a lavagem do óleo, evitando-se assim a geração de águas residuais, cujo tratamento é muito difícil.

Nas plantas de branqueamento, o óleo refinado em plantas convencionais recebe uma quantidade de terra ácida ativada, que além de promover o branqueamento do óleo ( remoção de pigmentos ), tem a função de reduzir o teor de fósforo residual.

Com o uso da nano neutralização, este residual de fosforo é reduzido em 3 a 4 vezes, evitando-se, assim, o uso da terra de branqueamento para a função de remoção de fósforo.

Os equipamentos que compõem a nano neutralização foram importado dos estados unidos e europa., através da desmetballestra filial brasil com sede na bélgica.

Iniciou o processo produtivo da planta em janeiro de 2015



Ver todas
Voltar
×