Conheça mais os tipos de plantio de arroz



10.09.2018

No sistema plantio direto (SPD), a semeadura é efetuada diretamente no solo não revolvido, contendo resíduos do cultivo anterior, antecedida ou seguida da aplicação de herbicida de ação total para controle das plantas daninhas e voluntárias.

Um pequeno sulco é aberto com profundidade e largura suficientes para garantir uma boa cobertura e contato da semente com o solo, e não mais de 25% a 30% da superfície do solo são movimentados.

Já no plantio direto com cultivo mínimo, efetua-se um preparo reduzido do solo para promover a germinação das sementes de plantas daninhas e voluntárias, e também reduzir as irregularidades da superfície do solo provocadas pelas colhedoras.

O preparo deve ser realizado com uma antecedência que permita o desenvolvimento de uma cobertura vegetal. A semeadura é realizada diretamente no solo sob cobertura vegetal previamente dessecada com herbicida, sem revolvimento. Dessa forma, a incidência de plantas daninhas é bastante reduzida. A densidade de semeadura deve ser semelhante à do sistema anterior. 

Fonte: site Embrapa



Ver todas
Voltar
×