A Origem da Soja



03.01.2018

A soja é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, sendo a principal do agronegócio do país. Planta originária da região denominada Manchúria, que fica no nordeste da China, foi trazida para a Europa no século 17, durante o período conhecido como Grandes Navegações. Por lá permaneceu, por mais de 200 anos, apenas como uma curiosidade botânica, nos jardins das cortes europeias.

A soja chegou à América no final do século 19. Nos Estados Unidos ela surgiu por volta do ano 1890, onde era cultivada como forrageira. Na década de 1940, chegou ao Paraguai e na década de 1950 no México e na Argentina.

A primeira referência sobre a soja no Brasil data de 1882, na Bahia. Mais tarde, em 1891, novas cultivares foram introduzidas na região de Campinas, em São Paulo, apresentando melhor desempenho. As cultivares mais específicas para consumo humano foram trazidas pelos primeiros imigrantes japoneses em 1908.

Oficialmente, a cultura da soja foi introduzida no Brasil no Rio Grande do Sul, em 1914, na chamada região pioneira de Santa Rosa, onde foram iniciados os primeiros plantios comerciais a partir de 1924.
Fonte: Embrapa Soja e Canal Rural

 

FacebookTwitter


Ver todas
Voltar