Ao jogar o óleo de cozinha usado na pia, muitos brasileiros não percebem que estão ajudando a aumentar a contaminação dos córregos, rios e mares, além de colaborar para entupir o encanamento das suas residências e das galerias pluviais.

“Com uma iniciativa muito simples, os cidadãos podem ajudar na preservação do meio ambiente e na geração de renda para as pessoas carentes”, destaca a presidente daAssociação Nacional para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo), Célia Marcondes.

Segundo ela, o armazenamento do óleo em potes de vidro e o encaminhamento do produto para postos de reciclagem está gerando renda para 1,8 mil trabalhadores em algumas partes do país.

“São pessoas que vivem só disso”, afirmou Célia, em entrevista à Agência Brasil. A associação que ela preside não se responsabiliza pela coleta, mas é responsável pela criação de redes que fazem esse serviço. Cerca de 50 entidades e empresas, de acordo com Célia, já estão interessadas em participar desse processo.

Isto mostra o potencial da reciclagem do óleo comestível, que, por enquanto, está presente em poucas cidades no país. A maioria dos brasileiros, ainda que conscientes do problema, não têm como fazer o descarte correto.